Cumprindo com a sua missão de difundir a música de concerto e promover o acesso, a Filarmônica mantém uma relevante programação gratuita e de cunho educacional em Belo Horizonte e em outras cidades do estado. Possui ainda ações de formação profissional e realiza com recorrência transmissões ao vivo de suas apresentações.
Realizados nas manhãs de domingo, os Concertos para a Juventude são apresentações gratuitas que permitem uma verdadeira democratização do acesso à música clássica. Dedicados aos jovens e suas famílias, nestes concertos o maestro transmite, de maneira didática, informações sobre o repertório, compositores, instrumentos musicais, entre outras que dizem respeito ao universo da música sinfônica.
Dedicados a crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio e instituições sociais. Além de apreciar a música, os estudantes recebem informações sobre a orquestra, os instrumentos e os estilos musicais. Os Concertos Didáticos têm como meta realizar 10 concertos gratuitos ao ano para um público médio de 15 mil crianças, adolescentes e adultos.
Ao longo de suas temporadas, a Filarmônica realiza concertos em Belo Horizonte e cidades mineiras como Araxá, Betim, Sabará, Nova Lima, Brumadinho, Contagem, Congonhas e diversas outras. As apresentações são gratuitas e normalmente ao ar livre, em praças públicas.
A Academia Filarmônica é um programa de educação musical que tem por objetivo a formação e aperfeiçoamento de instrumentistas para atuação profissional em orquestras. O programa prevê a abordagem de temas estritamente ligados à música sinfônica, o aperfeiçoamento técnico e artístico no respectivo instrumento e o estudo e debate de temas gerais sobre cultura, história, estética e ética.
Uma iniciativa que oferece a 15 jovens regentes brasileiros a oportunidade de aprimorar seus talentos através de oficinas ministradas pelo maestro Fabio Mechetti, durante uma semana. Ao final das aulas técnicas e teóricas, quatro regentes conduzem a Orquestra em um concerto gratuito.
De caráter nacional, destina-se a identificar e fomentar a criação musical sinfônica entre compositores brasileiros. Após criteriosa seleção das obras, seus compositores trabalham com a Orquestra, durante uma semana, na preparação do concerto da estreia mundial de suas obras.
ARRASTE