José Francisco dos Santos

Trompa | membro desde 2008

Brasil

O instrumentista José Francisco dos Santos. Foto de Eugênio Sávio.

Natural de Guarulhos-SP, José Francisco dos Santos estudou Trompa na Escola Municipal de Música de São Paulo entre 1995 e 1998, sob orientação de Ozéas Arantes. Em 1999, ingressou na Universidade Livre de Música de São Paulo, onde estudou com o professor Mário Rocha.

 

Participou dos festivais de Londrina-PR, Guarulhos-SP e Jaraguá do Sul-SC, estudando com os professores Zdenek Swuab, Daniel Grabois, Daniel Havens, Luiz Garcia, Ignacio Garcia, Bostjan Lipovsek e Nigel Downing. Em 1999, passou a integrar a Orquestra Amazonas Filarmônica, onde permaneceu até janeiro de 2008.


Em 2006, José Francisco foi solista do Concerto para Trompa de Schumann ao lado da Amazonas Filarmônica. Foi ainda primeiro trompista no ciclo de óperas
O Anel do Nibelungo, de Richard Wagner, e em sinfonias de Bruckner, Tchaikovsky, Shostakovich, Beethoven, Dvořák, entre outras composições.


Desde 2008, é trompista da Filarmônica de Minas Gerais e, desde 2023, professor do projeto Música de Sarzedo e, em 2024, professor do Festival de Música de Sarzedo.