Um sonho que se tornou realidade. A formação específica de instrumentistas para a atuação profissional em orquestras era um desejo que acompanhava a Filarmônica de Minas Gerais desde sua fundação.
A Academia Filarmônica vem suprir uma deficiência de alcance nacional que a Orquestra identificou logo nos seus primeiros anos, em 2008 e 2009: a lacuna existente entre o preparo técnico individual dos músicos e a qualificação necessária para integrarem uma orquestra profissional da qualidade da Filarmônica.
Inserida na plataforma educacional da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Academia visa o aprimoramento técnico-musical de jovens com elevado potencial artístico, residentes em Minas Gerais, por meio do ensino de excelência. O objetivo é criar um curso de referência para formação de músicos qualificados no estado e formar profissionais com mais oportunidades de ingresso no mercado de trabalho das orquestras do país.
Fabio Mechetti
Diretor Artístico e Regente Titular
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
A Academia Filarmônica conta com o apoio do Programa Amigos da Filarmônica e de patronos.
Estão abertas inscrições para os seguintes instrumentos:
Possibilitar o aperfeiçoamento técnico-artístico de jovens músicos, com vistas à realização de práticas de desempenho profissional de alto nível.
Aprimorar a capacidade de ler partituras, assim como de tomar decisões interpretativas e técnicas a partir da compreensão das estruturas musicais em discursos composicionais diversos.
Desenvolver o ouvido harmônico, para adquirir a capacidade de se situar no contexto de uma obra orquestral.
Formação com foco no domínio técnico do instrumento. Realização de aulas semanais com profissionais da Filarmônica de Minas Gerais, em dois formatos: aulas individuais e masterclasses.
Treinar a análise de obras, fornecer visão sobre processos composicionais e municiar o estudante com ferramentas que o capacitem a formular suas próprias interpretações musicais.
Analisar, por meio da apreciação auditiva e visual, usos e funções da música, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida cultural, histórica, estética e ética.
Treinar a percepção sobre os elementos constitutivos da música, visando o desenvolvimento da leitura rítmico-melódica, da identificação e compreensão de diferentes formas de registro musical e a execução de estruturas rítmicas complexas.
Tocar em uma orquestra é fazer música de câmara em larga escala. Abordagem da interpretação musical em diversas formações, sob variadas óticas, tais como sincronismo, equilíbrio e dinâmica, e ampliação do conhecimento sobre a literatura camerística.
Jovens entre 15 e 30 anos podem participar do processo seletivo para a Academia Filarmônica.
Sim. O objetivo da Academia é dar oportunidades para jovens musicistas se aperfeiçoarem para que possam trabalhar profissionalmente em Orquestras do Brasil e do Mundo.
A Academia Filarmônica é uma formação com duração máxima de três anos, podendo o aluno sair antes caso seja de seu interesse.
🤟 Será disponibilizado, sob demanda, um intérprete de Libras durante as aulas, ensaios, oficinas, masterclasses e demais atividades do projeto. Os recitais são gratuitos e também terão interpretação em Libras.